Lê-se nos critérios de evidência da Unidade 7, DR2:
- Actuar tendo em conta o papel da ciência, reconhecendo as suas pertinência e limitações, nos debates públicos e face aos diferentes jogos de poder, criando evidência para essa actuação baseada em modelos matemáticos.
A referida ficha apenas apresentou graficamente, portanto de um modo acessível e intuitivo, uma ferramenta matemática e estatística a título de exemplo, evidenciando a sua pertinência e limitações para a construção do conhecimento científico, que se reproduz nos debates públicos e face aos diferentes jogos de poder.
Para todos os formandos ficou evidente que (1) a matemática e a estatística são uma linguagem, que simultaneamente transportam (2) uma forma de raciocínio.
Nas suas reflexões, puderam pensar em coisas simples da sua história de vida como:
- a correlação entre a escolaridade que estão a obter e a remuneração esperada;
- a correlação entre o poder de compra e a limitação voluntária da natalidade;
- a endogamia que verificam nos casamento de muitos grupos profissionais: professores cassados com professoras, médicos com médicas, etc.
Suponho que tudo isto está ao alcance de um aluno dos cursos EFA.
Cacem, 29 de Outubro de 2008.
José Manuel Neto

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