segunda-feira, 1 de março de 2010

Interpreta as transformações ambientais ao longo dos tempos, sob diferentes pontos de vista, incluindo as suas consequências nas dinâmicas sociais

É indiscitível que o efeito de estufa se acelerou devido às actividades irresponsáveis do Homem.




Al Gore é sobejamente conhecido pelos seus alertas acerca da VERDADE INCONVENIENTE.


Carl Sagan é outro especialista que nos alerta para o mesmo fenómeno.



Podemos fazer alguma coisa?


Há cientistas que chamam a atenção para determinadas explicações simplistas do aquecimento global, pelo cidadão comum, fazendo analogias com os sistemas que conhece, em vez de aprofundar o conhecimento científico requerido (mais complexo). Estas explicações simplistas não passarão de mitos, segundo estes. Outros cientistas afirmam categoricamente a necessidade de realizar um "Consumo Sustentável como um Vector de Mitigação das Alterações Climáticas".


Creio que as evidências...


... são suficientes para perceber que se não mudarmos de rumo...

Fonte: http://chartsbin.com/view/upz
... isto é, se a temperatura da Terra continuar a subir como deste a época pré-industrial, só poderemos esperar por um 2012.



Que pode fazer cada um de nós? Já calculou a sua pegada de carbono?

Este é um problema que não podemos resolver individualmente, exige concertação política a nível global, mas dos políticos recentemente reunidos na Cimeira de Copenhaga apenas surgiu um acordo entre os Estados Unidos da América, a Índia, China, Brasil e África do Sul para ignorarem todos os alertas da comunidade científica e da sociedade civil, colocando as "necessidades de produção" das suas economias acima da preservação do Planeta. (Ver http://copenhaga.blogs.sapo.pt/ e Copenhaga Solução-Titanic)




Outros recursos


1. Explore a Internet documentando-se sobre as alterações climáticas, aprofundando os tópicos que considera mais interessantes. Apresente os endereços web dos sites que utilizar.

2. Discuta na wiki:


... com os seus colegas os critérios que deverá observar um site que irá consultar regularmente, para se manter informado sobre o tema central do DR4: alterações climáticas.
A turma deverá chegar a um consenso quanto ao site escolhido e aos critérios de avaliação dos sites.





Núcleo Gerador: Sistemas Ambientais
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia e Ciência
Domínios de Referência: DR 4 – CO2
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III