quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Diagnostica as tensões institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade, relativamente à exploração e gestão de recursos naturais

A tensão entre o desenvolvimento e a sustentabilidade é bem evidente no conceito de desenvolvimento sustentado, "normalmente definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades".

1. Este conceito de desenvolvimento é recente. Situa-o historicamente recorrendo aos recursos de uma editora escolar. (Sugestão: Infopédia)

2. Volta a situar historicamente o conceito recorrendo ao conhecimento social construído utilizando a Internet. (Sugestão: Wikipédia) Compara as duas respostas quanto à sua fundamentação, observando como se constrói hoje o conhecimento.

3. Verifica que antes da crise de 2008, Portugal aprovou a sua Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentado até 2015, ENDS 2015, e respectivo Plano de Implementação, PIENDS. A Resolução do Conselho de Ministros nº 109/2007, de 20 de Agosto Backup deu origem ao site www.desenvolvimentosustentavel.pt que ainda se encontra em construção, porque muito provavelmente terá sido esquecido após a Crise Financeira de 2008.
Justifica a opção de esquecimento do PIENDS na economia portuguesa.

4. O desenvolvimento sustentável é da responsabilidade de todos.



Refira as responsabilidades das diferentes instituições - Estado/Governo, empresas, escola e famílias - relativamente à exploração e gestão dos recursos naturais.

5. Compare a atitude do Governo português com a do Governo brasileiro, que vai apresentando os resultados da sua estratégia de desenvolvimento num site, quantificando as metas em relação aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

6. "Espanha tem interesses contraditórios aos de Portugal e beneficia do facto dos rios nascerem em Espanha, tendo vindo a diminuir significativamente as disponibilidades de água afluentes de Espanha nos últimos anos, face ao crescimento da utilização de água na parte espanhola das bacias hidrográficas. No futuro, as afluências de Espanha, bem como os escoamentos gerados em Portugal podem ainda vir a ser afectados em consequência da crescente derivação de caudais em Espanha, das transferências de água entre bacias hidrográficas e das mudanças climáticas".
Fonte: http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Agua/TextoSintese/Antecedentes/
Discuta a relevância da gestão da água para a sociedade portuguesa no quadro da dependência de Espanha e das alterações climáticas, com normas ditadas pela UE.

7. Verifique que a gestão da água é potencialmente geradora de conflitos entre as instituições, tendo em consideração: (Lei da Água)
- as diferentes instituições que participam na gestão da água num determinado município, com áreas de intervenção e poderes específicos;
- os focos de tensão que emergem de um determinado contexto de gestão da água (exemplo: relação Portugal/Espenha, ie., contexto ibérico);
- algumas potencialidades e fragilidades dos vários modelos de gestão da água: públicos, privados ou mistos.

Outros recursos





Núcleo Gerador: Sistemas Ambientais
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia e Ciência
Domínios de Referência: DR 3 – A água
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III