segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Relações de poder e instâncias mediadoras na introdução e uso dos equipamentos e sistemas técnicos

Os técnicos de Marketing costumam definir quatro fases no ciclo de vida de um produto: introdução, crescimento, maturidade e declínio. A sociedade de consumo encurta artificialmente o ciclo de vida dos produtos porque a produção se orienta pela lógica da maximização dos lucros...



1. Relacione a obsolescência programada e a obsolescência perceptiva como processos de encurtamento do ciclo de vida dos produtos incompatíveis com o desenvolvimento sustentável.

2. Enquadre a descontinuação dos produtos na perspectiva da questão anterior.

3. Problematize estas questões tendo em consideração os Direitos do Consumidor.

4. A garantia dos equipamentos é assegurada pelos fabricantes independentemente dos vendedores. Refira o papel da garantia na defesa dos direitos do consumidor.

5. Os equipamentos têm registado uma evolução histórica no sentido de aproximação à satisfação das necessidades do homem. Refira-se à necessidade que as empresas têm de “escutar” os consumidores para melhorar os produtos.

6. Os produtos vão-se complexificando, exigindo do consumidor demasiados conhecimentos especializados que poucos têm paciência para adquirir. Por exemplo, a diversidade de lâmpadas no mercado é hoje enorme. Mostre que o conhecimento social é uma alternativa inteligente à impossibilidade de domínio técnico de todas as áreas.


7. Verifique que o desempenho de um equipamento ao longo de um certo período de tempo, depende de factores intrínsecos e de factores extrínsecos.

8. Em alguns equipamentos é importante que a sua fiabilidade seja de 100%, isto é, que estes não falhem durante o período de funcionamento. Apresente exemplos que mostrem que a tolerância de falhas varia com as situações.

9. Justifique a popularidade de sites relacionados com queixas dos consumidores.



Núcleo Gerador: Equipamentos - princípios de funcionamento
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia e Ciência
Domínios de Referência: DR 3 – Utilizadores, Consumidores e Reclamações
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III