- Opera com equipamentos e sistemas técnicos em contextos domésticos, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores
Todos nós utilizamos diferentes sistemas técnicos sem necessidade de um professor para nos explicar como funciona.
No contexto doméstico, utilizamos equipamentos que nos facilitam a realização de tarefas domésticas (aspirador, máquinas de lavar roupa e loiça,...), equipamentos para conservar e confeccionar alimentos (frigorífico, arca de congelar, microondas, fogão,...), outros para lazer e entretenimento (TV, rádio, máquina fotográfica, aparelhagem...). Até poderemos observar o automóvel como uma "extensão" das nossas pernas que utilizamos para nos deslocarmos não apenas para o trabalho, mas também nas actividades de lazer.
E o computador serve para quê? No contexto doméstico já substitui os velhos álbuns de fotografias, a web tem imensos sites para explorar e ebooks mais para ler mais atractivos que os de papel. Se precisar de encontrar uma loja onde reparar os aparelhos ou precisar do manual de instruções sabe que os encontra na Internet.
E o ambiente? Até que ponto é que o efeito de estufa, a degradação dos solos, a contaminação das águas ou a desertificação estão directamente ligados com a utilização dos electrodomésticos?
Preocupa-nos a escolha de electrodomésticos que durem e que gastem pouca energia e água?
Ou só pensamos no preço dos electrodomésticos?
Conhece a Etiqueta de Eficiência Energética?
Trabalhos de outras escolas:
Recursos
- Canal Electrodomésticos (DECO/PROTESTE)
- baratix.com
- custojusto.pt
- kuantokusta.pt
- pricegrabber.com
- pixmania
- TopTen
- Telsão
- Portal do Electrodoméstico
- Radio Popular
1. Observe que a utilização dos electrodomésticos depende das suas funções técnicas, mas a selecção destes é largamente determinada por motivos culturais.
2. Note ainda que:
A) a evolução técnica dos equipamentos acaba por facilitar determinadas mudanças culturais, podendo designadamente observar-se uma utilização mais igualitária entre os géneros;
B) a necessidade de adequação dos aparelhos ao público feminino traduz-se na simplificação dos aparelhos (y.g. o forno microondas p. 4) Backup
3. Tomando como referência um determinado electrodoméstico, construa uma lista de dicas simples que indiquem como se realizam as operações mais frequentes.
4. Considerando as características técnicas dos equipamentos, o seu preço, os custos ambientais, etc. escolher um determinado electrodoméstico entre outros da mesma gama disponíveis no mercado. Justificar a resposta.
5. Reflicta sobre a importância que os custos ambientais têm (deveriam ter) na escolha dos equipamentos domésticos, bem como no nosso comportamento quotidiano durante a sua utilização.
6. O tipo de electrodomésticos que pode encontrar na Internet ainda é relativamente limitado. Além disso as transacções online obrigam a ter em consideração outros factores de perigo. Backup Comente.
7. Dicas de Segurança da EDP: "Ao utilizar uma extensão, ligue-a primeiro ao aparelho e só depois à tomada. Para desligar, proceda inversamente".
Refira algumas regras de segurança menos conhecidas.
Wiki do G11
http://g11efa.wikispaces.com/
Núcleo Gerador: Equipamentos - princípios de funcionamento
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia e Ciência
Domínios de Referência: DR 1 – Equipamentos domésticos
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia e Ciência
Domínios de Referência: DR 1 – Equipamentos domésticos
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III