domingo, 21 de setembro de 2008

Referencial de Formação STC_7


Saberes Fundamentais


Resultados de Aprendizagem

  • Reconhece os elementos fundamentais ou unidades estruturais e organizativas que baseiam a análise e o raciocínio científicos.
  • Recorre a processos e métodos científicos para actuar em diferentes domínios da vida social.
  • Intervém racional e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos.
  • Interpreta leis e modelos científicos, num contexto de coexistência de estabilidade e mudança.


Conteúdos


Conceitos nucleares para a compreensão e desenvolvimento dos vários ramos das ciências
Conceitos-chave: átomo, molécula, célula, órgão, indivíduo, cultura, sistema, rede, fenómeno.

  • O átomo e a molécula como elementos base do universo (ciências físico-químicas)
  • A célula e o órgão como elementos base dos seres vivos (ciências biológicas)
  • O indivíduo e a cultura como elementos base das sociedades (ciências sociais)
  • Estruturação destes elementos em sistemas ou redes alargadas, produtoras de fenómenos complexos (não redutíveis à soma dos elementos)


Aspectos metodológicos elementares da ciência enquanto prática social e modo específico de produção de conhecimento
Conceitos-chave: ciência, método, conceito, modelo, teoria, investigação científica, experimentação, lógica, conhecimento.

  • O método enquanto base do trabalho científico
  • Conceitos, modelos e teorias como ponto de partida e de chegada da investigação científica
  • As várias formas de experimentação empírica (controlada) como forma de verificação (refutação ou confirmação) das hipóteses resultantes das teorias e modelos abstractos
  • Procedimentos lógicos como base do raciocínio científico (dedução e indução)
  • A matemática enquanto linguagem e forma de raciocínio fundamental para o desenvolvimento e a expressão do conhecimento científico



Processos através dos quais a ciência se integra e participa nas sociedades
Conceitos-chave: interacção, argumentação, controvérsia pública, participação, competência científica, tomada de decisão.

  • Modos diferenciados como os cidadãos interagem com a ciência e utilizam os conhecimentos científicos no seu quotidiano
  • Formas como os argumentos científicos são mobilizados em controvérsias públicas, a par de outro tipo de argumentos (políticos, económicos, éticos, religiosos, etc.), na busca de soluções
  • Importância actual das competências científicas para a participação dos indivíduos em diversas questões públicas
  • Limitações do conhecimento científico e da actuação dos cientistas na tomada de decisão em polémicas públicas


Compreensão dos processos e conhecimentos científicos como base de um novo tipo de cultura e de desenvolvimento social
Conceitos-chave: dogma, preconceito, evolução, democracia, industrialização, dialéctica, sociedade do conhecimento.

  • O conhecimento científico enquanto aproximação (sempre provisória) ao real, no qual o maior rigor e funcionalidade resultam de uma contínua evolução
  • A ruptura com os dogmas, preconceitos e estereótipos enquanto atitude central no pensamento científico
  • A relação entre a emergência da ciência moderna e a erosão dos sistemas de poder tradicionais, dando origem às sociedades democráticas e industriais
  • A relação dialéctica entre investimento em investigação & desenvolvimento e os níveis de progresso e de bem-estar das sociedades
  • Intensificação da presença da ciência nos variados campos da vida contemporânea, dando origem a sociedades do conhecimento ou da reflexividade