terça-feira, 1 de setembro de 2009

Referencial de Formação STC_1


Equipamentos – princípios de funcionamento



Resultados de Aprendizagem

  • Opera com equipamentos e sistemas técnicos em contextos domésticos, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores.
  • Opera com equipamentos e sistemas técnicos em contextos profissionais, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e seus impactos nas organizações.
  • Interage com instituições, em situações diversificadas, discutindo e solucionando questões de teor técnico para a reparação ou melhor utilização de equipamentos e sistemas técnicos.
  • Compreende e apropria-se das transformações nos equipamentos e sistemas técnicos.


Conteúdos

Processos socio-históricos de apropriação dos equipamentos e sistemas técnicos
Conceitos-chave: género, divisão social do trabalho, competitividade, poder, sociedade industrial, estrutura sociocultural.
  • Desigualdades de género na divisão social do trabalho e, em particular, das tarefas domésticas
  • (Re)estruturação das organizações em função das competências e qualificações necessárias para a sua modernização e competitividade
  • Relações de poder e instâncias mediadoras na introdução e uso dos equipamentos e sistemas técnicos (assistência, fiscalização, consultoria, etc.)
  • Emergência e metamorfoses das sociedades industriais, através da interacção (dialéctica) entre estruturas socioculturais e desenvolvimento tecnológico



Dimensões científicas da aquisição, utilização e gestão dos equipamentos e sistemas técnicos
Conceitos-chave: sistema, matéria, energia, eficiência, (des)equilíbrio sistémico, evolução tecnológica.
  • Princípios físicos e químicos elementares, segundo os quais operam os sistemas fundamentais (mecânicos, eléctricos e químicos) para o funcionamento dos equipamentos
  • Diferentes fases que constituem o ciclo de vida dos equipamentos
  • Modos de quantificar os equipamentos, enquanto elementos consumidores de matéria e de energia;
  • Distintas alternativas tecnológicas, numa perspectiva comparativa, em função da eficiência com vista à satisfação das (diferentes) necessidades do utilizador
  • Desequilíbrios no funcionamento dos equipamentos e formas de comunicá-los com eficiência aos agentes competentes (reparação, deposição, etc.)
  • Fases, agentes e dinâmicas da evolução histórica dos equipamentos, no sentido de um processo contínuo e gradual de aproximação ao homem e à satisfação das suas necessidades



Aspectos do raciocínio matemático fundamentais para a utilização e gestão de equipamentos e sistemas técnicos
Conceitos-chave: lógica, experimentação empírica, sucessão, variável, probabilidade, desempenho, fiabilidade.
  • Critérios de lógica na concepção dos equipamentos, distinguindo-se processos racionalizáveis e processos de experimentação empírica
  • Procedimentos básicos de estatística na gestão do equipamento, compreendendo o período de vida útil de um equipamento como uma sucessão de utilizações discretas
  • Formas de medição do desempenho de um equipamento ao longo de um certo período de tempo, relacionando-o com factores intrínsecos e extrínsecos
  • Modos de tradução da fiabilidade de um equipamento (e de um sistema que inclua diversos equipamentos) em termos probabilísticos


Áreas do Saber: Física, Química, Sociologia, Economia, História, Matemática.