quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Promove comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional

1. Compare o código do trabalho de 2003 Backup com o recente código do trabalho de 2009 Backup explicitando com que versão se sente mais protegido no âmbito dos acidentes e das doenças profissionais.

2. Explicite o conceito de “doença profissional” recorrendo ao site da Segurança Social.

3. Explorando o link anterior - Lista das Doenças Profissionais - e as Estatísticas dos Acidentes de Trabalho Backup



Justifique a preferência da generalidade da população por empregos no sector dos serviços.

4. Interprete as condições dos contratos de trabalho (por exemplo, salariais, de acidentes de trabalho, de rescisão, etc.) relacionando-as com as ocupações profissionais e os vínculos contratuais dos trabalhadores.

5. (*) Explore as diferenças existentes nos sistemas de protecção social (público e privado) relativamente aos modos de accionamento e actuação em situações de doença profissional nas várias categorias socioprofissionais e aprofunde o conhecimento das melhores opções para uma assistência mais adequada.

6. Leia o Manual de Higiene e Segurança no Trabalho Backup referindo-se aos aspectos com maior interesse para a sua actividade. (Caso não tenha emprega imagine uma actividade profissional).

7. Refira-se ao interesse de alguns símbolos e sinais relacionados com prevenção e segurança no trabalho (de perigo, de proibição, de obrigação, de emergência, químicos, mecânicos, radiações, biológicos, eléctricos).

8. Refira-se à importância das regras de segurança no trabalho, em particular, interpretando a informação relativa a procedimentos de intervenção em situações de emergência e de manipulação de materiais perigosos.



Núcleo Gerador: Saúde
Dimensões das Competências: Sociedade e Tecnologia
Domínios de Referência: DR 2 – Doenças profisionais
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III