quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Inserir um SlideShow na banda lateral do blogue

Um SlideShow é um conjunto de imagens que vão passando. Antes de colocar o SlideShow no blogue é necessário arrumar as imagens em álbuns digitais. Os sites mais populares para o efeito são o Flickr e o Picasa. Recomendo este último por ser gratuito, independentemente do espaço utilizado.

Para utilizar o Picasa é necessário instalar o respectivo software, com o qual serão organizadas as fotos a publicar no site. Para publicar as fotos no Picasa poderá utilizar como username e password exactamente o que definiu para a sua conta do G-mail, porque o Picasa também é um serviço do Google.

Depois de colocar as fotos online no Picasa, volte ao seu blogue. Seleccione Painel / Esquema / Elementos de página / Adicionar uma miniaplicação / SlideShow encontra-se logo na categoria Básico, e já está!

Exercício

Colocar fotografias no Picasa e apresentar um álbum em SlideShow no blogue.

Como se coloca um Álbum na Internet utilizando o Picasa?
Coloca as fotos que lhe interessam no Tabuleiro de fotografias, no canto inferior esquerdo, utilizando os botões "Manter" e "Limpar". Depois basta clicar na botão Álbum Web e introduzir os seus dados (username e password) do G-mail. A parte inicial do vídeo abaixo mostra este processo.


Tutorial do Picasa em português (BR)

Encontram-se outros vídeos que explicam como tirar melhor proveito do Picasa, procurando por picasa tutorial no YouTube.


Nota 1: O SlideShow que está a ver ao lado é um dos álbuns que se encontra aqui.

Nota 2: Deve deixar o SlideShow na parte superior da barra lateral para que que o professor lhe envie por mail uma imagem com a captura de screen do seu blogue, mostrando que cumpriu esta tarefa. Imprimindo essa imagem ficará com uma prova em papel para o dossier, parecida com a imagem abaixo.





Núcleo Gerador: Redes de Informação e Comunicação
Dimensões das Competências: Tecnologia
Domínios de Referência: DR4 – Internet
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III

domingo, 16 de novembro de 2008

Perspectiva Geral da Internet: História, Funcionamento, Serviços e Pesquisa

Veja a seguinte apresentação.    Backup (Arquivo)

Observações:

1. A Guerra Fria justificou a criação um sistema de comunicações descentralizado, mantido sob segredo entre os militares até aos anos 80. A ideia seria assegurar as comunicações entre os sobreviventes da III Guerra Mundial.

2. Com afinal da Guerra Fria deixou de justificar o secretíssimo, e a partir dos anos 90 esta tecnologia passou a ser utilizada pela sociedade civil.

3. O Protocolo TCP/IP, Protocolo de Controle de Transmissão, Internet Protocol, decompõe a informação em pacotes, que circulam do computador de origem até ao de destino por diferentes vias da rede. Imagine um comboio cujas composições fossem de Lisboa ao Porto por diferentes linhas (as mais desimpedidas), mas quando chegassem ao Porto o comboio ficaria alinhado porque as carruagens estão numeradas! Evidentemente que isto não sucede com os comboios, mas é assim que viajam os pacotes de TCP/IP no mundo virtual.

4. Serviços Web

Na fase inicial os browsers permitiam ler a informação que se encontrava na Web. Hoje estamos numa fase em que a Web apela à interacção com o cibernauta permitindo-lhe a criação dos próprios conteúdos (redes sociais, wikis, folksonomia). Os termos Web 1.0 (basicamente leitura) e Web 2.0 (leitura e escrita) são utilizados para assinalar esta evolução.
Tem-se assistido à webização da generalidade dos serviços.


O browser mais utilizado hoje é o Firefox

A mais recente novidade no mundo dos browsers, que aconselho a experimentar é o Google Crome

5. E-mail

O G-mail introduziu um novo conceito de mail que tornou obsoletas as restantes aplicações.. Os conceito de “conversação” e de “arquivar” as mensagens, além da quantidade de espaço disponível e da facilidade de pesquisa, entre outras características, colocaram o G-mail na liderança do mercado.

Grupos de mail

Turma G1 - http://groups.yahoo.com/group/g1esgb/ g1esgb@yahoogroups.com

Turma G3 - http://groups.yahoo.com/group/g3esgb/ g3esgb@yahoogroups.com

Turma G10 - http://tech.groups.yahoo.com/group/g10efa/
g10efa@yahoogroups.com

Turma G11 - http://groups.yahoo.com/group/g11esgb/
g11esgb@yahoogroups.com


6. Newsgroups

Mais uma vez a Google volta a dominar. O grupo português mais frequentado é o
pt.soc.politica


7. FTP

Alguns servidores são de livre acesso, outros exigem password.

Experimente

ftp://ftp.telepac.pt Servidor de acesso livre.

ftp://ftp.prof2000.pt Servidor de acesso reservado aos seus utilizadores.

Uma utilização frequente requer a instalação se software específico, dito cliente de ftp. Entre os mais populares destacam-se:~
- FTP Explorer
- CuteFTP
- CoffeeCup Free FTP
Este software é indispensável para construir sites Internet. Quando se edita um blogue, ao publicar a mensagem a tecnologia do serviço realiza o ftp sem que o utilizador se aperceba da operação.


6. IRC

Os canais de irc permitem teclar mais rapidamente que no MSN. Nos canais de irc podem encontrar-se dezenas de pessoas e naturalmente que o diálogo é impossível. Quando querem teclar a dois passam a faze-lo em privado, e se o “teclanço” se prolongar acabam por trocar os endereços do MSN.

A regulação do IRC em Portugal compete à PTNET

O cliente mais popular de irc é o Mirc.

7. Pesquisa

Os mecanismos de pesquisa anteriores ao Google utilizavam operadores da lógica matemática booliana: +, - , ou, e, permitiam combinar estes operadores utilizando parêntesis. O problema é que os utilizadores nunca tiveram paciência para realizar pesquisas complicadas!

O Google mais uma vez foi inovador. Introduziu no motor de pesquisa mecanismos que lhe permitem utilizar as experiências dos próprios utilizadores para hierarquizar os resultados apresentados nas pesquisas.


1. A Escola só pode mesmo oferecer as competências básicas. As tecnologias mudam a uma velocidade tão acelerada que quem não aprender a aprender por si, mais tarde ou mais cedo, ficará ultrapassado. Comente.





Núcleo Gerador: Redes de Informação e Comunicação
Dimensões das Competências: Sociedade, Tecnologia
Domínios de Referência: DR4 – Internet
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Proposta de Barack Obama sobre Tecnologia e Inovação

Leia o extracto da proposta de Barack Obama: (O texto original encontra-se no Arquivo)

Actualizar a Educação para atender as necessidades do Século XXI: Barack Obama vai enfatizar a importância da alfabetização tecnológica, assegurando que em todas as escolas públicas as crianças sejam dotadas com as necessárias competências em ciência, tecnologia e matemática, habilidades para ter sucesso na economia do Século XXI. Acesso a computadores e ligações em banda larga nas escolas públicas deve ser conjugada com professores qualificados, currículos flexíveis e um compromisso com o desenvolvimento de competências no domínio da tecnologia. Isto é central para a competitividade do sector tecnológico da nossa nação e dos nossos cidadãos. Obama também acredita que é preciso fortalecer a educação científica e matemática para ajudar a desenvolver uma qualificada força de trabalho e promover a inovação. Ele vai trabalhar para aumentar o nosso número de diplomados em ciências e engenharia, incentivar os jovens a estudar matemática e ciência para obterem graduação, e trabalhar para aumentar a representação das minorias e das mulheres na ciência e na área da tecnologia, representando a diversidade da América para satisfazer a crescente procura de uma mão-de-obra qualificada. Se vamos exportar o nosso melhor software e melhores empregos de engenharia para países em desenvolvimento, é menos provável que a América beneficie com a próxima geração de inovações em nanotecnologia, electrónica e biotecnologia. Devemos ter mão-de-obra qualificada para que possamos manter e crescer empregos que exigem as competências do Século XXI em vez de obrigar os empregadores a encontrar trabalhadores qualificados no exterior.

1. Identifique a triologia de competências valorizada por Obama.

2. Relacione as competências tecnológicas com o crescimento económico.

Assista à reportagem da SIC sobre o papel da tecnologia na "escola do futuro".

Conheça os Projectos-chave do Plano Tecnológico da Educação.


3. Comente o papel da tecnologia na "escola do futuro".



Núcleo Gerador: Redes de Informação e Comunicação
Dimensões das Competências: Sociedade
Domínios de Referência: DR4 – Internet
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ciberdemocratização - As inequidades reais resultantes do Mundo virtual da Internet

Leitura de um texto de Philippe Perrenoud.



As NTIC? Poderá inconscientemente esta sigla triunfante designar as “Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação”? Serão elas também, os Novos Tipos de Inequidades Culturais?

O Mundo muda, os recursos materiais e intelectuais com os quais precisamos de viver, agir, captar para a realização dos nossos projectos renovam-se, ao sabor das mudanças tecnológicas. Muda também, agora, o padrão das inequidades culturais que condicionam o acesso aos recursos. No campo da comunicação, a emergência da escrita, depois da invenção da imprensa, actualizou a nossa perspectiva do Mundo; mais tarde, o telefone, a radio, o cinema, depois a televisão e o vídeo fizeram-no à sua medida. Hoje, o multimédia, as redes mundiais, a realidade virtual, e mais banalmente o conjunto das ferramentas informáticas e telemáticas parecem transformar a nossa paisagem, as relações sociais e os modos de trabalhar, de se informar, de se formar, de se distrair, de consumir, e mais basicamente ainda de se expressar, de escrever, de entrar em contacto, de consultar, de decidir, e pouco a pouco, talvez o modo de pensar. Pierre Lévy (1997) não teme associar estas mutações a uma incipiente cibercultura que já se instalou.

A Escola não pode ser pensada afastada destas transformações. Não faltam os espíritos não totalmente desinteressados, para a incitar a juntar-se à “revolução numérica”. O meu propósito não é combater esta mensagem, mas somente a parte do mito libertador e igualitário frequentemente veiculado: a alienação e as desigualdades intelectuais e culturais manifestam-se diferentemente utilizando as novas tecnologias que utilizando o livro, mas elas não desaparecem como por magia, e podem mesmo agravar-se temporariamente, ou mesmo duradouramente se não forem tomadas em consideração.


1. A Escola face às NTIC
2. A desigualdade frente às ferramentas
3. A desigualdade frente à abstracção
4. Cidadania e redes


Continuar a ler o texto EM FORMATO PDF

Continuar a ler o texto EM FORMATO DOC


1. Desenvolva dois aspectos referidos no ponto 4.1. A Escola face às TIC.

2. Refira os recursos intelectuais clássicos que “fazem a diferença” na generalidade das tarefas escolares. (ponto 4.3.)

3. Mostre que o papel da Escola é relativamente mais complexo quando pretende oferecer aos indivíduos (1) idênticas oportunidades de utilização da Internet (ponto 4.3.) do que simplesmente (2) idênticas oportunidades de acesso à rede (ponto 4.2.)

4. Discuta a possibilidade da Internet favorecer os melhores estudantes.

5. “Ainda é necessário saber-se se servem [os computadores] para desenvolver competências, suscitar projectos, criar situações problemáticas, avaliar de um modo formativo, regular em função de objectivos claros e realistas (...)”.
Justifique as dúvidas de Perrenoud quanto às potencialidades educativas dos computadores.

6. A arquitectura da Internet foi discutida a nível mundial ou foi imposta a todo o mundo pelos peritos? (http://www.w3.org/) Justifique tendo em consideração as características da modernidade.

7. Que papel atribui Perrenoud à Escola, num mundo onde o poder se encontra tão inequitativamente distribuído?



Núcleo Gerador: Redes de Informação e Comunicação
Dimensões das Competências: Sociedade
Domínios de Referência: DR2/DR4 – Computador/Internet
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Por que devem os alunos utilizar um blogue?

Não me enganei a traduzir. "Por que razão deixar os nossos alunos usar um blogue?" pareceu-me um título fraco para apresentar este vídeo que sintetiza as vantagens da utilização dos blogues enquanto recursos educativos. Creio que qualquer pessoa com o mínimo bom senso poderá concluir que já é tempo de arrumar os antigos dossiers no armário da história.






http://www.teachertube.com/viewVideo.php?video_id=838

Para comunicação...
Para literacia...
Para posse...
Para partilha...
Para colaboração...
Para discussão...
Para concessão...
Para interacção...
Para motivação...
Para participação...
Para engajamento...
Para excitação...
Para conversação...
Para a criatividade...
Para reflexão...
Para alargar as paredes da sala de aula...
Dar aos estudantes uma “voz”.
Dar aos estudantes uma audiência...
Dar aos estudantes um ambiente de aprendizagem...
...aberto 24 horas / 7 dias por semana.
Para lhes dar competências úteis para os seus futuros digitais.

Escrever para aprender...
Blogar para aprender.




1. Escreva uma composição sobre a utilidade que o seu blogue tem para si.

2. Escreva uma composição sobre as potencialidades dos blogues enquanto (a) recursos educativos e (b) meios de valorização das pessoas.

3. Para que os alunos utilizem blogues, alguns aspectos que facilitarão a sua utilização são a experiência prévia em informática e a posse de um computador próprio. Justifique.

4. A posse de um blogue permite ao aluno "tornar-se produtor de cultura", atingindo um patamar em que os estudos dão outra satisfação.
Comente.




Núcleo Gerador: Redes de Informação e Comunicação
Dimensões das Competências: Sociedade
Domínios de Referência: DR2/DR4 – Computador/Internet
Elementos de Complexidade: Tipo I, II e III

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Referencial de Formação STC_5


Redes de Informação e Comunicação


Resultados de Aprendizagem
  • Entende as utilizações das comunicações rádio em diversos contextos.
  • Perspectiva a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças
    nos contextos organizacionais, bem como nas qualificações
    profissionais.
  • Discute o impacto dos media na construção da opinião pública.
  • Relaciona a evolução das redes tecnológicas com a transformação das redes sociais.


Conteúdos

Aspectos socio-económicos do desenvolvimento e da implementação das tecnologias da informação e da comunicação
Conceitos-chave: diversidade social, desigualdade social, investimento, inovação, meio de comunicação de massas, sociedade em rede.
  • Diferentes modos de relação com a tecnologia que coexistem nas sociedades contemporâneas, bem como a sua correlação com certas variáveis sociais (idade, qualificações, recursos económicos, formação específica, grupos de sociabilidade, etc.)
  • Relação entre competências tecnológicas e crescimento económico, a nível individual, organizacional e societal
  • Ponderação de soluções tecnológicas sustentáveis, a nível organizacional, a partir de uma estimativa dos seus custos e benefícios
  • A importância do investimento em inovação tecnológica e em investigação e desenvolvimento na actividade económica
  • A importância dos meios de comunicação de massas no desenvolvimento da democracia e da reflexividade social, em particular, através do fortalecimento (e possível controlo ou regulação) de uma “opinião pública”
  • Implicações socio-económicas da difusão das redes tecnológicas, em particular, no desenvolvimento de uma nova configuração social, a sociedade em rede


Elementos tecnológicos centrais que estruturam o funcionamento dos sistemas de informação e comunicação
Conceitos-chave: tecnologia da informação e comunicação, terminal, rede, intranet, internet, desempenho.
  • Os sistemas funcionais básicos das tecnologias de informação e comunicação (armazenagem e transferência de dados, construção, articulação e apresentação de informação)
  • Os diversos tipos de tecnologias de informação e comunicação, caracterizando as suas dimensões individual e colectiva (terminais e redes)
  • Principais elementos, estrutura e dinâmicas das redes informáticas fechadas (intranet) e abertas (internet)
  • Aplicação das tecnologias de informação e comunicação nas múltiplas actividades humanas (produção, comércio, serviços, comunicação social, etc.)
  • Limitações no desempenho e aplicação associadas à componente tecnológica das tecnologias de informação e comunicação


Conhecimentos científicos e matemáticos fundamentais para a compreensão e boa utilização das tecnologias da informação e da comunicação
Conceitos-chave: princípio físico, código binário, linguagem, base de dados, estatística.
  • Os princípios físicos fundamentais que permitem a realização de operações pelos sistemas de informação e comunicação
  • O código binário como linguagem da programação: estrutura e operações básicas
  • Operações estatísticas básicas: construção de bases de dados, produção e interpretação de resultados estatísticos, na forma numérica e gráfica


Áreas do Saber: Economia, Sociologia, Física, Matemática.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um outro olhar sobre o Universo

Um outro olhar sobre o Universo

Acesso reservado aos utilizadores do Arquivo.